
Situado no coração da Ria de Aveiro, o restaurante Salpoente, distinguido em 2020 pelo TripAdvisor como 1º em Portugal na categoria Fine Dining nos Traveller's Choice Awards, tem vindo a reinventar-se desde o início da pandemia, em 2020.
Com a chefia de operações do Chef Duarte Eira, várias vezes premiado pela sua cozinha de autor, que alia uma homenagem às matérias-primas e sabores da região, o Salpoente posiciona-se pelo seu ambiente de requinte e sofisticação, em dois antigos armazéns de sal recuperado, parte do património histórico da cidade de Aveiro. Elegantemente decorado com peças únicas, e diversas coleções de arte que estão sempre nas paredes do seu espaço, o Salpoente tem recebido o reconhecimento público pela linguagem elegante da sua cozinha, aliada ao serviço de excelência.

Com a pandemia, Salpoente foi também obrigado a adaptar-se para responder da forma mais assertiva possível às novas condições. Assim, para além de investir na remodelação do espaço, para possibilitar e respeitar a segurança dos seus clientes e da sua equipa, o Salpoente estabeleceu novas rotinas e processos internos, e alterou a ementa de papel para digital, entre outros detalhes que apostam na higiene e segurança de todos os envolvidos. Mas, como tantos outros, Salpoente viu as suas portas fechadas mais do que uma vez, ao longo da pandemia. Em resposta a estas mudanças drásticas, deparou-se com uma nova forma de estar, desenvolvendo um novo serviço de entregas e take away, o Executive Express, para o qual a Brandtellers desenvolveu uma loja online em tempo recorde, para responder às necessidades urgentes de Salpoente. Um serviço novo, alternativo, acarreta riscos e desafios, não só ao nível dos processos e da adaptação na cozinha para garantir que a melhor qualidade dos seus produtos chega à casa dos clientes, mas também na adaptação do percurso da sua ementa às novas exigências. e comunicação com todo um novo posicionamento, segmentação e direcionamento do serviço. No meio desta transformação, o Chef Duarte Eira e a sua Equipa renovaram a oferta de cursos, desenvolvendo todo o tipo de entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas, capazes de permitir uma entrega eficiente e conforme, procurando nunca perder de vista a alma do negócio. e o carisma construído ao longo dos tempos por Salpoente,
Para reunir todos estes aspetos, e promover a apresentação da nova cara do serviço, decidiu-se que seria estrategicamente importante desenvolver um anúncio para as redes sociais, que fizesse a ponte entre a alma do negócio e o carisma do Salpoente, com o seu novo serviço e posicionamento. Para o efeito foi seleccionado um curso que simboliza e representa a grande mudança ocorrida na oferta e no posicionamento: a Francesinha. Como prato, incluir uma Francesinha na oferta era antagónico ao carisma e personalidade construídos pelo Salpoente.
Por outro lado, a imagem do Chef Duarte Eira, e a sua cozinha de autor, tem sido a imagem representativa do restaurante, pelo que associar os dois foi um desafio. Neste sentido, para a construção do anúncio, o Chef Duarte Eira foi colocado no seu elemento: o seu centro de operações - a cozinha do Salpoente - para preparar a sua “Francesinha à Salpoente”, para o novo serviço Executive Express. A filmagem centrou-se numa sequência de imagens, rápidas e claras, com diferentes planos e abordagens, para criar rapidamente uma cadência expressiva que acompanha a elaboração da “Francesinha do Chef”. Foi escolhida uma música para acompanhar a ação, dando mais impacto à expressão dos movimentos, e simplesmente elevando o espírito das várias cenas, contribuindo para a dramatização do momento. Para terminar lindamente, o “grand-finale” mostra o Chef numa postura de irreverência, perguntando: “Achou que não conseguiríamos?”, respondendo de imediato com um acto de afirmação bem-intencionada: “Eu sou o Duarte Eira e esta é a minha Francesinha”. O mote foi escolhido para mostrar que, apesar de todas as dificuldades que as mudanças implicaram, Salpoente resiste e persiste, com positividade e flexibilidade, sendo um exemplo de resiliência, de adaptabilidade, ao qual temos o prazer de estar ligados e nos sentimos muito realizados para poder contribuir. O Salpoente tem visto e merecido a recetividade do público, e a Francesinha tem sido uma das campeãs de vendas da sua oferta!