São conteúdos curtos e poderosos que dominam as redes sociais e mantêm o público preso ao ecrã. Neste artigo falamos dos ‘Stories’, os pequenos gigantes da comunicação online e o motivo pelo qual nos atraem tanto.
Tudo começou com o Snapchat, uma aplicação que nasceu da mente brilhante de três estudantes universitários, e que tinha como propósito revolucionar as interações sociais, ao permitir que os utilizadores se comunicassem através de fotos, vídeos e mensagens temporárias, que eram apagadas num piscar de olhos, logo após a visualização. Assim surgiram os ‘Snaps’, e o conceito de comunicação sem a pressão da permanência.
Com o tempo o Snapchat expandiu os seus recursos e introduziu os ‘Stories’ – sequências de ‘Snaps’ visíveis por 24 horas – e foi assim que muitos começaram a partilhar a sua rotina diária para milhares, senão milhões, de pessoas.
Ao observar o “boom” do Snapchat, Mark Zuckerberg quis comprar esta ideia de génio, mas não conseguiu. Em resposta, fez com que o Instagram virasse o Snapchat com apenas uma atualização, ao introduzir os ‘Instagram Stories’. Esta novidade foi calorosamente recebida por parte do público, e há quem diga que roubou completamente os holofotes ao Snapchat, mas quanto a isso, é tema para outro artigo.
Desde a integração dos ‘Stories’ no Instagram, este tipo de conteúdo tornou-se cada vez mais popular e reconhecido como um dos formatos mais procurados e atrativos. Porquê? Porque estamos numa era em que a autenticidade é a moeda mais valiosa e os bastidores importam tanto quanto o palco principal!
Os ‘Stories’ têm um poder único: prendem, informam e conectam como nenhum outro conteúdo. A sua natureza efêmera gera urgência, e é aquele medo de perder algo, a sensação de que algo está ali, prestes a desaparecer a qualquer momento que nos mantém agarrados ao ecrã, atentos a cada segundo. Mas não é só isso, a sua informalidade e autenticidade abrem as portas para uma comunicação muito mais próxima, quase cara a cara, na qual as barreiras digitais se dissipam. E não acaba aqui, as sondagens, perguntas e interações conseguem criar uma comunidade, e construir laços genuínos com quem está do outro lado do ecrã. A melhor parte? Aparecem num local de destaque nas plataformas, agarrando a nossa atenção com ainda mais força.
Quem é que nunca viu um ‘Story’? Hoje em dia, tanto pessoas como marcas rendem-se a este conteúdo. As marcas viram nos ‘Stories’ uma maneira direta, pessoal e envolvente de comunicar com o seu público e conhecê-lo melhor, mas também uma forma de se humanizarem, é como se através deste tipo de partilha dessem um rosto, uma voz, uma alma àquilo que muitos viam apenas como logótipos.
Estes pequenos gigantes são o presente e futuro da comunicação online! Se ainda não utiliza os ‘Stories’ em prol do seu negócio, não perca mais tempo! Contacte-nos e comece já a tirar o melhor partido desta ferramenta!
A Brandtellers é especialista em Marketing Digital.