Ainda se lembra da última vez que foi influenciado a comprar um produto ou serviço? Provavelmente não há muito tempo. A persuasão pode chegar de várias formas, e o User Generated Content (UGC) – Conteúdo Gerado pelo Utilizador -, é uma delas.
O mundo do Marketing está repleto de siglas, mas nós simplificamos: o UGC é conteúdo original, criado por consumidores, funcionários ou seguidores de uma marca e surge em diferentes formatos (imagem, vídeo, testemunhos ou até mesmo um podcast). Este tipo de conteúdo pode contribuir significativamente para a imagem ou vendas de uma marca. Como? Explicamos neste artigo!
Um conteúdo real e sem filtros
O UGC tem características especiais. Além de transmitir uma imagem de autenticidade, permite que uma marca aumente a interação e credibilidade de uma forma que o Marketing tradicional dificilmente consegue alcançar. É genuíno, criado por consumidores reais que contam a sua experiência sem filtro e que impactam: 79% das pessoas afirmam que o UGC influencia as suas decisões de compra. Não há melhor publicidade do que a opinião de alguém que já experimentou o produto ou serviço, a verdadeira prova social.
Interação espontânea e orgânica
A democratização da internet trouxe algo muito valioso para o consumidor comum: uma plataforma e a sua participação ativa no sucesso (ou não) de uma marca. Uma transição de meros espectadores, para difusores de uma mensagem e opinião, amplificando a marca, as suas componentes e os valores.
A participação ativa aumenta esta afinidade, dando um sentido de pertença a uma comunidade, algo que aprofunda a relação entre a empresa e o consumidor! Ao pensar na perspectiva da marca, este tipo de conteúdo é valioso para ter novas perspectivas e ajustar a sua estratégia de marketing ao público-alvo!
Conteúdo original a custo reduzido
Criar conteúdo de qualidade envolve tempo e investimento, não é novidade. Através da integração do UGC na estratégia de Marketing, é possível reduzir alguns custos de produção e tempo de criação, mantendo um plano de conteúdo contínuo e relevante.
Além de conteúdo diversificado a custo reduzido, a comunicação torna-se mais autêntica e envolvente para os consumidores, mesmo quando surge num contexto de adversidade. Um exemplo perfeito do que falamos é o fenómeno Stanley Cup, que ressurgiu no fim do ano passado.
Stanley Cup não quebra o gelo
Em novembro de 2023, o copo da empresa norte-americana – produzido para durar uma vida, como garante -, enfrentou um verdadeiro teste quando ficou para trás num incêndio automóvel.
Se a viatura não ficou no melhor estado, o Stanley continuou intacto e com um bónus: manteve o gelo conservado! Danielle, proprietária do automóvel, gravou um TikTok a relatar o sucedido, vídeo que rapidamente se tornou viral, atingindo os mais de nove milhões de gostos. Os resultados foram notórios: mais de 100 milhões de impressões, um carro novo para Danielle (oferecido por Terence Reilly, CEO da marca) e uma onda de boa publicidade para o copo Stanley.
Ao utilizar estrategicamente o UGC em campanhas de marketing, as marcas podem aproveitar um conjunto de benefícios gerados pelos próprios clientes. Para isso, estes conteúdos necessitam de estar inseridos numa estratégia de Marketing forte e coerente. A boa notícia é que pode contar connosco para o fazer!
Instagram
Linkedin