Os seus princípios importam: três marcas que conquistam clientes pelos valores

Os seus princípios importam: três marcas que conquistam clientes pelos valores

Todos sabemos a incrível sensação de conhecer alguém e perceber que os interesses, a forma de pensar e, por vezes, até agir, estão alinhados. Tudo fica mais fácil. Vemos isso em círculos de amizade, família e, naturalmente, nas marcas com as quais nos relacionamos.

Independentemente da área de atuação, ter valores bem estabelecidos é crucial para atrair os clientes certos! Neste artigo vamos conhecer alguns exemplos nos quais esta componente é forte e impacta significativamente a imagem da marca.

Ben & Jerry’s: Paz, Amor e Gelado

A luta ativista pode ser agridoce, mas com a Ben & Jerry’s tem sabor a gelado! É sabido que a conexão emocional entre o consumidor e uma marca vai além das características do produto. A profunda preocupação com Direitos Humanos, Laborais, de Animais ou a ainda a defesa do Ambiente, fazem da inconfundível marca de gelados especialista em conquistar não só pelos sentidos, mas também pelo coração.

“Adoramos produzir gelados, mas usar o nosso negócio para tornar o mundo um lugar melhor dá sentido ao nosso trabalho.” – Ben & Jerry’s

Para muitos, Ben & Jerry’s não é apenas um snack, é uma expressão de identidade e uma maneira de contribuir para um mundo mais justo. Quando existe um alinhamento com valores e crenças, a probabilidade do público escolher essa marca em detrimento de outras, aumenta exponencialmente. E onde podemos verificar este aumento? Na presença nas Redes Sociais e nas vendas!

 

Lemon Jelly: Sustentabilidade com cheiro a limão

Num mercado saturado, onde a oferta é constante e os produtos semelhantes, a missão e valores defendidos tomam uma dimensão decisiva. O calçado Lemon Jelly, marca portuguesa com pouco mais de 10 anos de atividade, é produzido com energia 100% renovável e a partir de desperdício de produção.

A defesa da Sustentabilidade e Ambiente são, em muitos casos, inegociáveis para o consumidor, cada vez mais dispostos em comprar e apoiar empresas que partilhem os seus ideais.

A missão da Lemon Jelly baseia-se não só nesses princípios de futuro, como também na autenticidade, consistência e transparência na produção. É através destes valores, e pelo facto de não utilizarem peles nos seus produtos, que ganham posicionamento no mercado internacional do calçado e nas compras dos consumidores.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lemon Jelly (@lemonjellyshoes)

 

IKEA: A construir um futuro mais humano

Marcas que defendem e promovem valores sociais demonstram um compromisso com a sociedade e a IKEA quer demonstrar isso mesmo!
O apoio a refugiados, a defesa dos direitos da comunidade LGBT+ e a saúde, segurança e educação das crianças fazem parte da agenda do gigante sueco. E são reconhecidos pelo público quando promovem essas lutas: os mesmos clientes que compram produtos IKEA, transformam-se em porta-vozes entusiasmados da marca.
Se formos além da estratégia de Marketing criativa e da variedade de produtos que oferece, os valores defendidos pela IKEA contribuem para moldar a sua identidade e imagem. Torna-se mais autêntica, mais próxima do cliente, mais próxima do bem-estar e, no fundo, mais humana. Quem não gosta de estar associado e contribuir para tais valores?

Saber comunicar a missão e os valores de uma empresa pode não ser tão simples quanto se imagina. Uma prática que influencia a percepção do consumidor a curto prazo e a sua fidelidade a longo prazo, deve ser considerada num planeamento estruturado.
Conte connosco para essa mudança!