Quando o assunto é traçar uma estratégia eficaz nas redes sociais, a análise de métricas é um passo indispensável. O que acontece quando o foco recai sobre as “Métricas de Vaidade”? Saiba o que são e os motivos pelos quais é um erro centrar toda a análise dos números das Redes Sociais nestas.
Conhece o conceito de métricas?
É simples: uma métrica não é mais que uma medida quantificável usada para avaliar desempenho. Quando aplicadas ao universo das redes sociais, as métricas refletem o resultado das ações executadas nessas plataformas!
Comparemos com o exemplo da televisão: a falta de métricas para medir a atenção real dos espectadores é um desafio. Assume-se que o público está atento aos anúncios, mas será essa a realidade? No digital, existe uma série de métricas que permitem saber a atenção e o impacto das publicações e isso é uma vantagem!
Seguidores e Likes: as Métricas de Vaidade
Algumas métricas têm o poder de aumentar o ego digital à primeira vista – as “Métricas de Vaidade” – um conjunto de números que prometem muito, mas na maioria das vezes oferecem pouco em termos de impacto real: o caso do número de likes e seguidores.
Estas métricas não são inimigas, são a ponta do icebergue: visíveis, mas representam apenas uma fração do que realmente importa, por isso é preciso não deixar que nos deslumbrem.
Popularidade não é sinónimo de sucesso!
Ter um grande número de seguidores ou ser reconhecido nas redes sociais, atrai atenção para a sua marca, mas será que a converte? De que adianta ter muitos seguidores se não houver conversão em ações concretas, como vendas? Seguidores e público sem envolvimento real não é o caminho para o sucesso, a qualidade das interações é bem mais relevante neste campo.
Conteúdos que não se tornam virais podem ser extremamente eficazes se alcançarem as pessoas certas, levarem às ações desejadas e à construção de relacionamentos duradouros com o público-alvo.
Não se esqueça: existem outras métricas!
Valorize o alcance (quantas pessoas viram), o engagement (interações como likes, comentários e partilhas), a taxa de conversão (quantas pessoas realizam as ações desejadas) e a análise demográfica (quem são os seguidores e como interagem). A análise destas métricas ajuda a entender o desempenho e a ajustar as estratégias de Marketing Digital nas redes sociais.
Aqui está o segredo: comentários, partilhas e interações significativas podem tornar-se mais valiosos do que um alto número de seguidores e likes. Medir se o público está a realizar as ações desejadas, como clicar em links, fazer compras ou se inscrever em newsletters, é fundamental. Além disso, entender a demografia do seu público ajuda a personalizar o conteúdo e as estratégias, tornando-se fulcral saber a idade, localização e interesses dos seguidores para adaptar a sua abordagem.
Aceita uma dica?
Trocar a ambição de mais seguidores pelo foco na qualidade do feedback e quantidade de vendas geradas a partir das publicações, é dar um passo na direção certa. As campanhas específicas para determinados grupos etários ou localizações e um maior investimento na criação de conteúdo informativo para aumentar as taxas de conversão vão conduzir mais rapidamente aos resultados pretendidos.
Ainda continua a achar que o número de likes e seguidores é o mais importante?
Está na hora de começar a analisar as métricas certas para ter estratégias nas redes sociais mais eficazes! Aqui na Brandtellers estamos preparados para o ajudar, contacte-nos!
A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Google e Meta Business Partner!
Instagram
Linkedin